KII KUU KAI WADÔ RYU

Fundada no Brasil em 1977 - Pelos Mestres Sussumu Suzuki e Takeo Kikutake

A Associação Kii Kuu Kai Wado Ryu foi fundada no Brasil, pelos Mestres Susumu Suzuki e Takeo Kikutake em 1977.
O Mestre Suzuki, chegou em solo brasileiro em 1975 a convite da Wado-Kai do Brasil onde assumiu a Diretoria técnica e coordenação geral de Arbitragem dessa entidade no Brasil.
Quando da sua estada no Japão, o Mestre Suzuki era estudante na Universidade Rissho, onde praticava karate-do Wado-ryu com o Mestre Hironori Otsuka II, filho do fundador do estilo e supervisionado pelo Grande Mestre Hironori Otsuka (fundador do estilo).
Mestre Suzuki, além de ter sido um exímio competidor, sagrando-se campeão em diversos torneios no Japão, foi também capitão da equipe japonesa de Karatê.
Com relação a sua evolução técnica, chegou a receber o título de Professor Internacional (WUKO,hoje WKF) e Árbitro Japonês de Karatê (JKF-WADO KAI).
Dentre seus aluno se destacava Shoji Nishimura,hoje instrutor chefe da USA Wado Ryu.
Quando da visita do Secretário Geral da WUKO, em 1976, ao Brasil, nomeou os dois primeiros professores a representar essa entidade no Brasil e América do Sul: Mestre Susumu Suzuki (Wado-Ryu)e Mestre Takeo Kikutake (Shotokan). Nessa época, o Brasil era filiado à IAKF - "International Amateur Karate-Do Federation" com sede nos Estados Unidos. As regras de competições eram baseadas nesse sistema.
No Brasil, Mestre Susumu Suzuki esteve à frente da diretoria técnica da Wado-Kai do Brasil até 1976, quando, por motivos particulares se afastou dessa entidade e fundou junto com o Mestre Takeo Kikutake a Kii Kuu Kai (Escola do Karate e da Flor "Tatibana", significando Paz e Harmonia) com o propósito de resgatar uma forma de Wado-ryu autêntica aos moldes do que se treina na matriz, no Japão, também, tinha o objetivo de exaltar em sua plenitude, o budô, transformando a Kii Kuu Kai em uma grande família;ainda permaneceu ligado a Wado Kai até 1979,data da saída de Hanshi Hironori Otsuka da entidade, Mestre Suzuki recebeu autorizaçao de tornar a Kii Kuu Kai Wado Ryu independente.
Os Mestres Susumu Suzuki e Takeo Kikutake elaboraram o quadro técnico chamado "Kii-Kuu-Kai no Shiken" (Treinamento da Kii-Kuu-Kai ou Mãos e Pés da Kii-Kuu-Kai). Nesse quadro, introduziram uma série de treinamentos chamados de "Shadô", uma inovação a nível de Brasil e do Continente Americano, onde o praticante treina individualmente para Shiai,Jiyu-Kumite e Yakusoku-Kumite, que seria a aplicação do Shadô em combate simulado, como é feito no Japão;são técnicas avançadas, onde são utilizadas as esquivas do Jiu Jitsu.
O Ohyio Kumite, no qual são levados em conta os treinamentos tradicionais, as técnicas do Shindo Yoshin Ryu Jiu Jitsu e as técnicas de caratê como um todo, sem deixar de ser fiel ao quadro técnico de origem, treinando-se também: Kihon, Kata, Kihon-Kumite, Shiai e Jiyu-Kumite.
A Kii Kuu Kai teve grande participação no desenvolvimento e crescimento técnico do Karatê nacional com seus campeonatos Estaduais,Interestaduais,Nacionais,Internacionais e seus Gashukus que acontecem até hoje.
Além disso Mestre Takeo Kikutake difundiu o karatê na região centro -oeste do interior de São Paulo e regiões sudeste,cabendo ao Mestre Hirosui Taura na década de 80 o desenvolvimento no sul do país à partir do Paraná.
Tendo ainda Mestre Suzuki como Diretor de Arbitragem da F.P.K (Federação Paulista de Karatê) e um de seus alunos como Presidente dessa entidade na década de 90 e desde 2000 um diretor pertencente a Associação.
Mestre Susumu Suzuki por motivo de saúde retornou para sua terra natal Hokaiddo no ano de 1994,onde recebeu a visita de seu grande amigo Mestre Takeo Kikutake e seu principal aluno Sensei Ivon Dedé antes de seu falecimento que se deu em 1996 devido há um câncer.
O Mestre Takeo Kikutake após os funerais do Mestre Susumu Suzuki ainda permanece no Japão onde treinou especialização no estilo Wadô Ryu com o Mestre Eiichi Eriguchi (então Presidente da JKF-Wado Kai) e no seu retorno volta a ministrar aulas para um grupo seleto de alunos em sua casa em Jaú e na cidade de Araraquara interior de São Paulo,ensinando o verdadeiro Karatê Kii Kuu Kai Wadô Ryu o que faz até hoje;recebeu pela sua história e dedicação a essa arte reconhecimento e título de cidadão Jauense.
Nesse período a diretoria da Kii Kuu Kai deixou de organizar as suas tradicionais competições,só mantendo a tradição do Gashuku Anual.
A Kii-Kuu-Kai difundiu o Wado-ryu por todo território nacional e alguns países da América do Sul através dos Professores graduados por essa associação.
Existem academias filiadas a essa associação no estado de São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul,Paraná,Santa Catarina e interior desses estados,além de academias no Chile e espalhadas pela América do Sul e América Central.
Em homenagem ao grande Mestre Susumu existe uma rua com o seu nome na cidade de Araraquara,feito esse conseguido pelo esforço do Sensei Ivon Dedé.
A Kii Kuu Kai passa por uma fase de reformulação e modernização,mantendo a tradição do Gashuku Anual, mas com o tempo voltando a promover as competições e participações tão expressivas nos eventos nacionais e internacionais.
História da Associação